segunda-feira, 19 de maio de 2008

Lombo com Batatas Coradas


Ingredientes:
- 1 unidade de Lombo Temperado (cerca de 1,5 kg)
- 5 colheres (sopa) de Margarina
- 1 kg de batatas novas cortadas ao meio
- 4 ramos de salsa lavados e picados
- sal e pimenta-do-reino moída na hora
- 1 ½ xícara (chá) de vinho branco seco (300 ml)
- folhas de 4 ramos de hortelã cortadas em tirinhas.


Modo de Preparo:
1. Retire o lombo do freezer e deixe-o descongelar na parte mais baixa da geladeira por cerca de 20 horas.
2. Retire a embalagem, acomode o lombo em uma assadeira e, com uma faca bem afiada, faça cortes superficiais sobre a gordura no formato de xadrez para que ela derreta bem durante o preparo.
3. Besunte toda a superfície do lombo com 2 colheres (sopa) de margarina, deixe-o com a gordura virada para cima e cubra-o com papel-alumínio.
4. Preaqueça o forno a 200ºC por 10 minutos e asse o lombo por 1 hora. Retire o papel e deixe dourar por mais 30 minutos (durante este tempo, regue-o com o caldo da assadeira por 2 a 3 vezes).
5. Enquanto o lombo está assando, derreta o restante da margarina e salteie as batatas por 15 minutos ou até que estejam macias.
6. Retire do fogo, salpique a salsa e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Retire o lombo da assadeira e reserve.
7. Coloque a assadeira em que o lombo foi assado diretamente sobre a chama do fogão e acrescente o vinho branco, raspando bem o fundo para extrair um molho rico em sabor.
8. Deixe reduzir por cerca de 3 minutos em fogo médio, apague o fogo, junte a hortelã e, se necessário, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.

Nenhum comentário: